V09 - RADIOFÁRMACOS PARA DIAGNÓSTICO

Um grupo de peritos constituído por Dik Blok (Holanda), Per Oscar Bremer (Noruega) e Trygve Bringhammar (Suécia) é o responsável pela classificação ATC dos radiofármacos em V09 e V10. Este grupo preparou ainda as linhas de orientação para a classificação destes produtos.
Os radiofármacos para diagnóstico são classificados neste grupo, enquanto os radiofármacos para uso terapêutico são classificados em V10.
Em geral, o 3º nível está subdividido de acordo com o local de acção ou com o órgão/sistema, o 4º nível de acordo com o radionúclido e o 5º nível especifica a substância química. O 5º nível ATC define a forma actual essencial nos procedimentos em Medicina Nuclear, incluindo o radionúclido e a molécula de portadora.
Assim, aos produtos existentes no mercado, mais avaliados  como produtos intermédios do que como radiofármacos "prontos a usar", pode ser dado mais do que um código ATC (de 5º nível), p.ex. tecnécio (99mTc), exametazima (V09 A01) e tecnécio (99mTc) células rotuladas de exametazima (V09H A02).

V09A - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
V09B - ESQUELETO (OSSOS)
V09C - SISTEMA RENAL
V09D - FÍGADO E SISTEMA RETíCULO-ENDOTELIAL
V09E - SISTEMA RESPIRATÓRIO
V09F - TIREÓIDE
V09G - SISTEMA CARDIOVASCULAR
V09H - DETECÇÃO DE INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO
V09I - DETECÇÃO DE TUMORES

Não existe actualmente nenhum conteúdo classificado com este termo